A Gestão de Tecnologia da Informação tem como principais objetivos planejar, executar e monitorar as atividades de TI. Cabe à Gestão de TI garantir e apoiar a Governança de TI, que por sua vez, apoia estrategicamente a organização.
Enquanto a Governança de TI se encarrega de avaliar e direcionar as atividades de TI alinhadas à Estratégia Organizacional, a Gestão de TI planeja, constrói, executa e monitora as atividades que devem auxiliar na conquista dos objetivos estratégicos organizacionais.
De acordo com o COBIT 5, o framework de governança e gestão de TI mais utilizado, os processos da gestão corporativa de TI estão divididos em 4 domínios:
- Alinhar, planejar e organizar;
- Desenvolver, adquirir e implementar;
- Executar, atender e apoiar;
- Monitorar, avaliar e analisar.
No domínio de alinhamento, planejamento e organização, compete à gestão gerenciar a estrutura de TI, definir, rever e atualizar sua estratégia, trabalhar com a arquitetura corporativa, propor inovações, definir e atualizar seu portfólio, gerenciar orçamento e custos, gerenciar recursos humanos, trabalhar o relacionamento infra e supraorganizacional, tratar do gerenciamento de contratos e prestação de serviços, gerenciar fornecedores, observar a qualidade, gerenciar os riscos e a segurança.
Em relação ao domínio de desenvolver, adquirir e implementar, deve-se gerenciar os programas e projetos, realizar a definição dos requisitos, identificar e propor soluções de desenvolvimento, capacitar os envolvidos, trabalhar a mudança organizacional necessária, gerenciar as mudanças, tratar da aceitação e transição das mudanças, expandir e divulgar o conhecimento adquirido, gerenciar os ativos e as configurações envolvidas.
O domínio executar, atender e apoiar trata do gerenciamento de operações, do gerenciamento de solicitações, serviços e incidentes, do gerenciamento de problemas, gerenciamento de continuidade, dos serviços e da segurança, além do controle de processos e de negócios.
Por fim, no domínio de monitorar, avaliar e analisar, compete à gestão verificar o desempenho e a conformidade das atividades e dos processos, bem como analisar e avaliar o controle interno e os requisitos externos à organização.
Diante de todos esses processos e essas atividades, nota-se a importância estratégia da TI para a organização. Compete à TI apoiar e manter a organização tecnologicamente alinhada aos seus objetivos, de maneira a garantir que a missão e a visão da organização sejam atingidas.
PDTI CRCAC
Portaria CRCAC nº 43, de 25/07/2019
Resolução CRCAC nº 269, de 12/12/19
Plano Diretor de Tecnologia da Informação (20/21)
Plano Diretor de Tecnologia da Informação (22/23)
Comitê de Tecnologia da Informação (CTI)
PDTI CFC
Resolução CFC n.º 1.585, de 09/01/20
Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do CFC (versão 1.1)