CRCAC se reúne com reitoria da UFAC.

O Conselho Regional de Contabilidade, na pessoa do presidente Tiago Rosella Dell Agnolo, participou da reunião com a reitoria da Universidade Federal do Acre – UFAC, juntamente com o Conselheiro Federal Cleber Fontineles e o Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional Mateus Calegari, no último dia 07 de agosto. Na reunião foi discutida a implantação do Curso de Ciências Contábeis, tendo em vista que o Acre é o único estado federado que ainda não possui tal graduação ofertada pela Universidade Federal.
A Profª. Drª. Margarida de Aquino Cunha, reitora da UFAC, tratou dos trâmites internos da não abertura do curso até o momento. “A não implantação do curso não foi por falta de articulação e, sim, por falta de recursos, e que precisa de recursos mínimos exigidos pelo MEC para que haja a liberação”. A reitora explicou ainda que a situação das universidades em geral não é favorável, dando ênfase de que o reitor não tem autonomia para trazer curso, pois a aprovação deste não depende da reitoria. Porém, de acordo com ela, o que competir à UFAC será feito. O presidente do CRC/AC reconheceu o esforço da UFAC e cobrou uma posição mais eficiente por parte da instituição e colocou o Conselho à disposição pra ajudar nessa negociação junto ao MEC. “O CRC Acre tem o maior interesse em ver esse curso saindo, temos a urgência em conseguirmos essa conquista para o estado, com o curso de ciências contábeis. Enquanto não tivermos o curso, vai continuar essa sensação de trabalho inacabado. Entretanto, valorizamos o trabalho da UFAC e entendemos que existem situações que não competem à reitoria”, afirma Rosella.
O que ficou definido é que, por enquanto, será feita a atualização do projeto do ano de 2013, para que, no exercício de 2019, seja dada continuidade na tratativa da implementação do curso. O CRC/AC permanece na defesa da classe contábil e buscando a valorização e o acesso à população aos conhecimentos acadêmicos de nossa ciência.