CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ACRE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRC/AC participa de treinamento do Sistema de Fiscalização Eletrônica realizado pelo CFC.

Participaram do treinamento o Vice-Presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Contador Adauto Feitoza e a Assessora Administrativa da Fiscalização, Mirla Rodrigues, junto com chefes de fiscalização e fiscais do Sistema CFC/CRCs, durante os dias (25 e 26 de outubro). A ferramenta traz novidades para facilitar o trabalho da área garantindo mais agilidade, confiabilidade e lisura as rotinas .
“É muito importante para os contadores do Acre terem sua profissão devidamente fiscalizada, evitando que pessoas sem a devida habilitação legal, exerçam nossa profissão. Esse treinamento foi de muito aprendizado e com absoluta certeza vamos ajudar o CRC/AC na defesa da nossa profissão.”, ressaltou Adauto Feitoza.
A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais do quadro funcional do Sistema CFC/CRCs. Reunidos em Brasília, os integrantes da área participaram de treinamento sobre parametrização, planejamento, procedimentos fiscalizatórios, ficha do fiscal e ferramentas de análise. Todos os assuntos tiveram como expositores os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento de Melhorias para o Sistema.
Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Fiscalização, Ética e Disciplina (COFIS), Franciele Carini, a grande novidade no Sistema é a possibilidade de se efetuar denúncias e toda a formalização dela via web. “Ele possui uma parte específica para a inclusão de denúncias por parte da sociedade e de apuração, de defesa por parte do denunciado e de julgamento do fato. Criamos a possibilidade de realizar a tramitação das denúncias em um sistema online próprio.
“Alargar a atuação da Fiscalização é um desafio que enfrentamos diariamente na atual gestão. Para tanto, contamos com fiscais experientes e empenhados no combate ao exercício ilegal da profissão, são conhecedores da realidade dos nossos profissionais e comprometidos com a proteção da boa técnica e do comportamento ético. Não temos dúvida que a tecnologia, aliada expertise da fiscalização, contribuirá para a efetividade e qualidade na atuação do Sistema Contábil CFC/CRCs, atuando como fator de proteção do interesse público. “, ressaltou a vice-presidente Sandra Batista.
Para saber mais
A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo CFC e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para esta finalidade e por profissionais do Sistema CFC/CRCs.
De acordo com o Art. 10 do Decreto-Lei n.° 9.295/1946 e com o Art. 18 da Resolução CFC n.° 1.370/2011 (Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade), compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade, entre outras, as seguintes atribuições: a) expedir cédula de identidade para os profissionais e alvará para as organizações contábeis; b) examinar reclamações e decidir acerca dos serviços de registro e das infrações dos dispositivos legais vigentes, com relação ao exercício profissional; e c) desenvolver ações necessárias à fiscalização do exercício profissional, impedindo e punindo as infrações e representar as autoridades competentes sobre fatos apurados cuja solução não seja de sua alçada. Mais informações sobre a Fiscalização do Sistema CFC/CRCs podem ser obtidas aqui.<https://cfc.org.br/fiscalizacao-etica-e-disciplina/>