CRC/AC estreita parceria com a CPL-PMRB em busca de melhorias para os contadores.

Na tarde do dia 17 de outubro, última quarta feira, na sede da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Rio Branco, CPL-PMRB, reuniram-se o presidente do CRC/AC, contador Tiago Rosella, Conselheiro Ismael da Costa Mendes, Conselheiro Edberto Gomes de Sousa, Conselheiro Cil Farney Assis Rodrigues e Conselheiro Neybio Regio Rodrigues Severino com o Presidente da CPL Municipal, o Sr. Dorinaldo do Vale Braz.

Na reunião, entre outras coisas, trataram da possibilidade da apresentação do balanço patrimonial juntamente com o comprovante de registro do livro diário nos processos regidos pela CPL-PMRB. No entendimento dos conselheiros do CRC/AC, desse modo, se tem mais segurança e assertividade na verificação de possíveis irregularidades das empresas concorrentes de licitações e reduz o gasto com duas taxas, uma para arquivamento de balanço e outra para registro do livro diário.

O presidente do CRC/AC, Tiago Rosella, congratula a classe contábil por essa aproximação com a CPL, “É importante pro contador ter seu trabalho valorizado nos mais diversos certames, e se podemos dar mais transparência e segurança aos processos licitatórios, é uma grande vitória a nossa classe, visto que apenas o profissional contábil está habilitado para gerar os documentos exigidos nessa seara”, afirma Rosella.

Para o conselheiro Cil Farney, é importante a questão de alinhamento de informações, “Devemos pensar inclusive em estar mais próximos à CPL para ministrar cursos, instruir e dar a devida capacitação para os envolvidos nos processos licitatórios sobre esse aspecto legal, para que possam exigir fielmente o que prescreve o ordenamento contábil” endossa Farney.

Já o presidente da CPL Municipal ressalta a importância dessa aproximação entre as entidades, o Sr. Dorinaldo Braz afirma “É essencial que nossa comissão esteja com os laços cada vez mais apertados junto à classe contábil, visto que é necessário no nosso trabalho o cumprimento integral da (lei) 8.666, e são os contadores que produzem boa parte dos documentos exigidos pela lei”

O CRC/AC se comprometeu em enviar à CPL-PMRB um modelo das exigências necessárias para quanto ao livro diário, ressaltando que está medida caminha no sentido da simplificação e racionalização dos procedimentos, contribuindo para a redução de fraudes e do custo Brasil.